segunda-feira, 16 de março de 2009

O Batalhao de Letras, de Quintana



A colega Lu Vilella, comandante da Livraria Bambonetras, na Cidade Baixa (Porto Alegre), continua mandando belas sugestões de literatura. Desta vez, está divulgando um clássico do saudoso poeta gaúcho Mario Quintana. Vale a pena ler o que ela escreveu. E ir correndo comprar o livro.



O Batalhão das Letras, de Mario Quintana, é um livro infantil para adulto nenhum botar defeito. A partir da clássica fórmula do "bê de bola", o poeta gaúcho usa todos seus recursos de linguagem para desenvolver versos que alfabetizam enquanto encantam.
O texto segue as novas normas da reforma ortográfica.
Aliando alfabetização lúdica e poesia, há mais coisas para aprender e para apreender do que apenas o alfabeto. Uma delas é a própria poesia. Pois todos os principais recursos dessa linguagem estão aqui realizados à perfeição. Além disso, a estrutura poética utilizada e a sua reiteração tornam tudo evidente, além de sedutor.
As ilustrações merecem um comentário à parte. Por um lado, elas são claras e "infantis", mas por outro lado, não são simples simplificações. Pois incorporam muito do modernismo senso lato, na descomplicação dos traços e da perspectiva, e na exuberante paleta de cores, que às vezes evoca Matisse , às vezes Gauguin .
Quanto à composição, seguindo à risca o jogo de letra-puxa-palavra das quadrinhas, o resultado parece às vezes uma fábula tradicional, às vezes Chagall, como na estrofe do V de vento, às vezes a fantasia ensandecida de Lewis Carroll, juntando xícaras gigantes com peças de xadrez numa toalha idem.
Além disso, as ilustrações propõem um jogo ao leitor: nas imagens desenhadas, descobrir a letra tema daquela página.
Como disse, um clássico!
Nossas crianças bem que merecem.

Título: O Batalhão das Letras
Autor: Mario Quintana
Preço: R$ 19,80

Nenhum comentário: