sexta-feira, 27 de março de 2009

Movimento intenso dos jornalistas em defesa do diploma para exercício da profissão

Um grande movimento já se manifesta em todo o País nos dias que antecedem a votação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.



























Um folder elaborado pela FENAJ em defesa do diploma já circula em faculdades, redações e manifestações públicas. Um esquema especial, com manifestações em Brasília e em diversas cidades brasileiras, está sendo montado. A Federação e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma exortam todos os apoiadores da causa a participarem dessas atividades para assegurar a vitória do movimento.
Questionada por segmentos patronais e pelo Ministério Público Federal de São Paulo, a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo foi vitoriosa na mais alta instância do Judiciário que analisou o mérito da matéria até o momento, o Tribunal Regional Federal de São Paulo, que aprovou, por unanimidade, a tese defendida pelos representantes dos jornalistas. A expectativa agora é de que, como instância maior e final de recurso, o STF confirme tal posição. Confiantes na vitória, a FENAJ e a Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma consideram, no entanto, que para que isso ocorra é fundamental um grande movimento social de sensibilização dos 11 ministros que se posicionarão sobre o RE que tramita no STF.
A Federação produziu um folder que já está sendo distribuído em todo o País, alertando para o fato de que a sociedade, depois de enfrentar a ditadura durante 21 anos, pode estar diante de um novo golpe. "Desta vez, direcionado contra o seu direito de receber informação qualificada, apurada por profissionais capacitados para exercer o Jornalismo, com formação teórica, prática e ética".

ATIVIDADE GAÚCHA

Criatividade e disposição de luta marcam a programação da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação Profissional em todo o País para sensibilizar o Superior Tribunal Federal (STF) e consagrar a vitória dos jornalistas e da sociedade em defesa do Jornalismo ético e com qualidade. Veja a seguir a movimentação já definida em vários Estados.
O Sindicato dos jornalistas profissionais do Ro Grande do Sul está distribuindo edição especial do jornal Versão dos Jornalistas exclusiva sobre o diploma. Neste sábado (28), no tradicional Baile da Cidade (comemorativo ao aniversário de Porto Alegre e que reúne milhares ao ar livre), haverá panfletagem em defesa do diploma, no domingo (29), será montada uma barraca e distribuição de material noi tradicional Brique da Redenção. Para terça (31), a partir das 10 horas, está programada manifestação na Praça da Matriz, com passeata até o Tribunal de Justiça gaúcho. Além de organizar uma delegação que se deslocará de Porto Alegre para acompanhar o julgamento do Recurso no STF, em Brasília, o Sindicato dos Jornalistas e entidades apoiadoras do movimento realizarão uma vigília dia 1º de abril, na Esquina Democrática (Rua da Praia). Também está programada a participação de ativistas da campanha em defesa do diploma no treino sa seleção brasileira e no jogo contra o Peru, dia 1º de abril.

4 comentários:

Emerson de Oliveira disse...

Obrigado Jorge.

Sou acadêmico do curso de jornalismo, e estamos na faculdade na luta pela exigência do diploma.

Recentemente tivemos uma palestra com o jornalista Trajano do sindicato dos jornalistas do DF.

Renata disse...

JORNALISTA SÓ COM DIPLOMA! SEMPRE...
RENATA

Paulo J. Rafael Júnior disse...

Sou jornalista, professor de jornalismo, rádio e TV. Lutar sempre, cair talvez, desistir jamais!!! Tô de malas prontas.

Sandro Silvello disse...

DIA PRIMEIRO DE ABRIL JULGAMENTO NO STF SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DO DIPLOMA DE JORNALISTA. DEUS NOS AJUDE...
SANDRO