quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais uma excelente obra sobre o Jornalismo


Olha a Internet divulgando a produção acadêmica. Sem a Web, não encontraríamos diariamente diferentes obras como Edição em Jornalismo: ensino, teoria e prática, editado pelo Universidade de Santa Cuz do Sul (UNISC). Os organizadores - Ângela Felippi, Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin (organizadores) - são professores destacados da instituição e produziram mais um trabalho de fôlego, abrangendo todas as mídias. Vou apresentar mais detalhes do livro, que custa R$ 30,00.

SINOPSE
O jornalismo tem passado por grandes mudanças nas últimas décadas, resultado de processos conjunturais, ligados à globalização da economia, da cultura e das comunicações. A adequação das empresas jornalísticas às novas realidades tem se refletido nas redações: na produção da notícia, nas funções do jornalista e nas relações com fontes, anunciantes e públicos.
Na esteira dessas mudanças, os processos de edição também têm se alterado. A informatização e a inserção de novas tecnologias no ambiente redacional, a redução dos quadros funcionais, associada à junção de várias funções, inclusive de editor num mesmo profissional, o surgimento da Internet e do webjornalismo, a convergência das mídias, a maior interferência do receptor na elaboração da informação, entre outras causas, têm feito com que os processos de edição não sejam os mesmos do passado e necessitem, por isso, ser revistos.
O livro Edição em Jornalismo: Ensino, Teoria e Prática vem para examinar o panorama que se apresenta e tensionar essa nova reacomodação das práticas jornalísticas. Uma leitura importante para quem faz, para quem pensa e para quem ensina jornalismo.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO - Ainda estamos falando de jornalismo
Demétrio de Azeredo Soster
PREFÁCIO – Doze lições de jornalismo
Elias Machado

JORNAL IMPRESSO

A dupla falta do editor de jornal, nos livros e cursos de jornalismo
Beatriz Marocco e Christa Berger
Ensino de edição em jornais impressos:
uma abordagem metodológica
Demétrio de Azeredo Soster

REVISTA

Mutações nos discursos jornalísticos:
Da ‘construção da realidade’ à ‘realidade da construção’
Antônio Fausto Neto
Formando sujeitos que sabem
Thaís Furtado

RÁDIO

A edição radiofônica: aspectos históricos e técnicos
Luciano Klöckner
Edição em rádio: ensinar é preciso, escolher não é preciso
Marcos Santuário
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ensino da edição na assessoria de imprensa:
o uso da competência jornalística
Márcia Franz Amaral
Os processos de edição na assessoria de imprensa
Ângela Felippi

TELEVISÃO

O processo editorial na TV: as notícias que os telejornais contam
Fabiana Piccinin
Edição em TV: como contar bem uma história
Flávio Porcello

INTERNET

O desafio de aprender e de ensinar edição para webjornais
Luciana Mielniczuk
A ditadura do CTRL C + CTRL V no webjornalismo: conceitos de edição de notícias
Paulo Pinheiro

Um comentário:

Demétrio disse...

Obrigado pela lembrança, Jorge. Sugiro, também pela Edunisc, e organizado por nós, a leitura de "Metamorfoses jornalísticas: formas, processos e sistemas" (2007) e "Edição de imagens em jornalismo (2008). O Metamorfoses analisa as mudanças por que passa o jornalismo neste seu momento evolutivo, enquanto que o Edição de imagens segue no rastro do primeiro Edição, mas focado, como o nome sugere, em imagens. Para o final do ano teremos mais novidades. Grande abraço e sigamos em frente que a peleia é grande.