quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sacolas plásticas não!

Certamente a maioria de vocês já sabe o custo do uso de sacolas pláticas para o ambiente. Não custa, entretanto, repassar o que li na revista Super Interessante deste mês sobre o tema.
O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda continuará por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.
Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos, e 80% delas são utilizadas uma única vez.
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tratarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
Várias redes de supermercados do Brasil e mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plásticos duráveis para transportar as mercadorias.

Meus amigos, pensam nisso: sacolas plásticas são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o ambiente.

Nenhum comentário: