sábado, 24 de outubro de 2009

O carinhoso beijo no presidente


O presidente Lula recebeu um beijo de José Eduardo, irmão do novo ministro do STF, José Antonio Dias Toffoli. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, quem roubou a cena foi seu irmão José Eduardo, portador da Síndrome de Down. Colocado no tablado destinado aos familiares de Toffoli, José Eduardo não se conteve quando avistou o presidente Lula e tascou-lhe um beijo no rosto.
A cerimônia de posse de Toffoli foi bastante prestigiada. Com um pequeno atraso, os ministros do STF chegaram ao plenário – ponto nobre da Suprema Corte. Lula aproveitou os minutos que antecederam ao início da cerimônia para trocar algumas palavras com os ministros do STF. Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), também mereceram os afagos de Lula. No plenário, os governadores Jaques Wagner (Bahia), Paulo Hantung (Espírito Santo) e José Maranhão (Paraíba).
A solenidade foi bem ligeira. Após a leitura do termo de posse, o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, deu por encerrado o evento. Depois,todas as autoridades se deslocaram para um salão contíguo para os cumprimentos ao novo ministro. O presidente Lula não demorou e deixou o local. Antes de entrar no carro oficial que o levaria para o Palácio da Alvorada, Lula atendeu ao chamado de populares e se deslocou ao gradil para cumprimentar as pessoas e posar para fotos feitas de telefones celulares e máquinas amadoras.
José Eduardo permaneceu no tablado ladeado pelo ministro Toffoli. No semblante, a expressão de felicidade. Desde a indicação pelo presidente Lula para a vaga do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, falecido há semanas, o rapaz vem conquistando espaço de destaque na mídia. Em todos os momentos que estiveram juntos, o novo ministro não dispensou o carinho para com o irmão.

Nenhum comentário: