domingo, 4 de outubro de 2009

Tristeza. Morreu La Negra Mercedes Sosa, cantora de voz marcante e forte atuação política



Morreu nesta madrugada, em Buenos Aires, a deusa Mercedes Sosa, de 74 anos. Ela permaneceu internada por 11 dias em um hospital, segundo informou a sua família através do site oficial da artista. Mercedes sofria de uma doença hepática, que foi complicada por problemas respiratórios. A cantora estava em coma desde a quinta-feira passada e respirando com a ajuda de aparelhos. Seu corpo será velado no Salão dos Passos Perdidos, no Congresso Nacional Argentino.
Haydé Mercedes Sosa nasceu no dia 9 de julho de 1935, na cidade de San Miguel de Tucumán. Com uma carreira de 60 anos, transitou por diversos países do mundo, dividiu o palco com inúmeros e prestigiosos artistas e deixou uma grande discografia.
É uma cantora de grande apelo popular na América Latina e conhecida como La Negra pela cor das longas e lisas madeixas. De personalidade marcante, Sosa é conhecida também como uma ativista política de esquerda, sendo peronista na juventude. Se posicionou contra a figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-prediente Néstor Kirchner.
Toda essa procupação inclusive fica evidente em seu repertório, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical nos anos 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque são representantes.

Tive o prazer de conviver com ela em diversas ocasiões, a entrevistei, fui a seus shows, tenho discos em vinil e CDs de La Negra, que deixará um grande legado.

Em sua homenagem:
"Gracias a la vida que me ha dado tanto/Me ha dado la risa y me ha dado el llanto/Así yo distingo dicha de quebranto/Los dos materiales que forman mi canto/Y el canto de ustedes que es el mismo canto/Y el canto de todos que es mi propio canto/Gracias a la vida/Gracias a la vida...".

Foto: AP

5 comentários:

hayrthom disse...

hayrthom le recomienda esta nota publicada en Clarín.com
Mucho más que una cantante extraordinaria
Además de una voz prodigiosa, tenía cualidades como la honestidad intelectual y el compromiso artístico. Prestigiosa, con el tiempo se erigió en un símbolo de la lucha por la libertad.
Para leerla haga click en el siguiente link:
http://www.clarin.com/diario/2009/10/04/um/m-02012099.htm

Joe_Brazuca disse...

...uma tristeza grande...a grande Sosa, fez cantar uma inteira geração de lutas contra os desmandos do mundo...Linda voz, lindas interpretações,com seu "bombo leguero", deixa lacuna irreparável...
Adeus, cara Marcedes de Sud América !

Angelica disse...

Quem teve como eu, o privilégio de assistir pessoalmente a um show dela, sabe que a força, a emoção do seu canto por Paz, Justiça e Liberdade ecoarão eternamente no coração do povo latino! GRACIAS,MERCEDES!

Cris disse...

Gorda Sosa Maravillosa!!

Padilha disse...

Grande pessoa, brilhante intérprete, bela consciência política. Fica o legado.