segunda-feira, 21 de junho de 2010

ABI apoia o diploma de Jornalismo

Visitaram a sede da ABI no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira passada, 17 de junho, os deputados federais Hugo Leal (PSC-RJ), Arolde de Oliveira (DEM-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ), que integram a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, encarregada de emitir parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 386/09), do Deputado Paulo Pimenta (PT-MG), que altera a Constituição Federal para restabelecer a necessidade o diploma de curso Superior para o exercício da profissão de jornalista.
Os parlamentares foram recebidos pelo Presidente da Casa, Maurício Azêdo, e membros da Diretoria, entre os quais o Presidente do Conselho Deliberativo, Pery Cotta; o Diretor Administrativo Orpheu Salles; e a Diretora de Assistência Social, Ilma Martins da Silva. O encontro aconteceu na Sala Belisário de Souza, localizada no 7º andar da ABI, onde reuniram- se jornalistas e membros das entidades representativas da categoria.
A abordagem de um tema tão importante para a categoria profissional dos jornalistas foi conduzida por uma Mesa formada com o Presidente da ABI, Maurício Azêdo; o Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; a Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Suzana Blass; e o Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, José Mandel Viana.
De acordo com o Deputado Hugo Leal, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados já realizou cinco audiências públicas para debater a exigência do diploma de jornalista, para quem quer trabalhar na profissão. Mas ressaltou que a reunião de agora tinha um caráter essencialmente técnico, visando a assegurar a constitucionalidade da Emenda proposta pelo Deputado Paulo Pimenta.
O Deputado Arolde de Oliveira exaltou a responsabilidade de Hugo Leal na coleta de informações para se embasar pela média de pareceres, tarefa que ele considera muito importante para um relator equilibrar as opiniões:
Leia mais http://www.paulopimenta.com.br/index.php?

Um comentário:

Alexandre disse...

Pelo que se lê no site da FENAJ eles mesmos não exigem nem o primário completo de seus redatores. Saiba mais aqui: http://domaugostodamateria.wordpress.com