quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mundo condena Israel pelo ataque vergonhoso. Mas falta ação mais enérgica das grandes potências

O ataque militar de Israel a uma frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza - que deixou dez mortos e dezenas de feridos e presos - está sendo condenado pelo Mundo todo, inclusive por parceiros israelenses. Não adianta nada: os judeus ficam o pé e, apesar dos apelos da comunidade internacional, manterá o bloqueio imposto desde 2007 à Faixa de Gaza.
Isso é um absurdo porque a Organização das Nações para Alimentação e Agricultura (FAO) diz que 61% dos moradores palestinos da região vivem em uma situação de insegurança alimentar. Metade dos 1,5 milhão de moradores de Gaza depende da agência da ONU de ajudas aos refugiados palestinos (UNRWA). Esta é a realidade, que só ganha notícia por causa da matança no navio de ajuda humanitária.
Pergunta que não quer calar: os EUA e seus parceiros não tomarão atitude mais drástica, como fazem com potências ditas inimigas e mais fracas? Não adianta a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, dizer que a Faixa de Gaza está em uma situação "inaceitável". Tem que agir!

Nenhum comentário: