terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jornais não tocam na questão da xenofobia contra os pobres e os nordestinos

Com exceção de alguns sites, os jornais de hoje não noticiciam os movimentos pós-eleição em direção a um crime que já devia ter sido banido da nossa sociedade. Ninguém ignora que a internet foi invadida por uma onda de preconceito e xenofogia contra os pobres e os nordestinos. Pessoas cultas e instruídas dispararam suas armas contra aqueles que eles consideram culpados pela eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República. Isso é crime e está previsto no Direito Penal. Mas a mídia não se importou em repercutir isso. Por que será?
Apenas alguns sites, como o Terra, e os blogs independentes - como este que estás lendo -  trataram de combater estas ações. E esclarecem que não foram apenas os pobres e os nordestinos que deram a vitória a Dilma. O Terra, por exemplo, mostrou que, excluindo os votos do Nordeste e do Norte, a candidata petista ainda seria eleita. Com uma ironia: o triunfo seria conquistado graças aos votos da Região Sudeste, de onde surgiu a maior parte da onda xenófoba. Serra perdeu feio em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, ganhando por escassa margem em São Paulo. Ou seja, a classe média da região mais rica do País foi de Dilma. E aí culpam o Nordeste, pregando até a morte dos eleitores daquela região. Ou o fim do direito ao voto para o povo que mora da Bahia para cima.
Não li nada a respeito na grande mídia. Ainda há tempo...

3 comentários:

Oscar Henrique Cardoso disse...

Fiquei muito chateado e decepcionado com a postura de milhares de internautas que foram para o Twitter, se dizendo moradores do Sul, bombardear os nossos irmãos nordestinos, dizendo que por causa deles a Dilma foi eleita. Uma verdade tem que ser dita, a diferença entre Dilma e Serra aqui em Porto Alegre foi de apenas 140 mil votos, o que a gente sabe que em um contingente político não é nada. Eu também fui bombardeado por pessoas, as quais disseram que eu defendo vagabundos, que defendo a cachaçeiros porque defendo as bolsas que o governo Lula dá. Digo que defendo porque tive a oportunidade de viajar por quase todo o país, andar de canoa no interior do Maranhão, visitar comunidades quilombolas no Nordeste e ver que os programas sociais trouxeram cidadania e deram sim um impulso para a economia e para a vida de milhares de brasileiros que vivem no interior do país. Tive o privilégio de trabalhar por seis anos dentro do governo Lula e participar de ações estruturantes, desenvolvidas para as populações quilombolas que vivem no interior do Brasil. Defendo porque conheço e defendo porque vejo que hoje o desemprego diminuiu, o poder de compra dos brasileiros melhorou. Acredito e creio que Dilma, com sua personalidade forte irá sim atuar no combate a corrupção, no combate as desigualdades e com a força da mulher irá sim trabalhar em favor de todos os brasileiros. Os brasileiros mais pobres, os brasileiros da classe média e também os brasileiros com alto poder aquisitivo, porque com a diminuição das desigualdades, os brasileiros mais ricos, que também conseguiram dinamizar o crescimento do mercado do luxo no Brasil, e que só foi possível também graças ao governo Lula que eles tanto batem contra. Digo uma coisa a todos vocês, viva a DEMOCRACIA.

Carlos GN disse...

"Há uma dicotomia! Eu concordo e discordo ao mesmo tempo!
Tudo é tão complexo que o presidente Lula, em passe de mágica , criou(ops, antes, do programa da dona Ruth, né, te lembras??? )o bolsa-família. E milhões tiveram acesso, sem contrapartida, especialmente nas regiões menos favorecidas!
O teu discurso, Jorge, na realidade, é uma tecla batida: é preciso dar comida , que é o fundamental , mas , tb, é preciso dar educação, é preciso ensinar , como os antigos ,a sobreviver à intempéries . !É preciso fazer um controle de natalidade . Aquelas regiões, paupérrimas, geram o quê ?? Não me venham, senhores dos direitos da pessoas, com todos os blás-blas-blás !! !
Ou não!?!?
"Deu comida e dá comida e depois ??" Só comida para viver ? Aí,então, viver é só para comer ?"."
Abração, Carlos

Januária disse...

isso é um absurdo! escrevi no twitter que a maioria dos eleitores do Serra são preconceituosos. Um eleitor me respondeu falando que a maioria da Dilma é analfabeta e me citou lá! Ai eu respondi: "concordo com vc, pelo menos tem gente que se preocupa com esse povo antes considerado excluído"! Ninguém é analfabeto ou pobre pq quer e sim por falta de oportunidade!