terça-feira, 1 de março de 2011

Grande manifestação contra motorista e pela paz no trânsito

                                Foto da Mauro Vieira

Mais de 3 mil manifestantes, de bicicleta e a pé, marcharam hoje pelas principais ruas da Cidade Baixa e do Centro, em Porto Alegre, em protesto contra o motorista que atropelou criminosamente dezenas de ciclistas na última sexta-feira. O grupo saiu do Largo Zumbi dos Palmares, seguiu pela José do Patrocínio e parou na esquina desta rua com a Luiz Afonso, local do crime. Ali, deitaram as bicicletas e seus corpos, em ato que emocionou muitos participantes. Depois, aplaudiram a manifestação e ergueram as bicicletas para mostrar que o meio de transporte pode dividir espaço com automóveis na ruas de Porto Alegre.


A manifestação foi alegre, com muitas palavras de ordem - onde destacavam-se "Mais amor, menos motor" e "Bicicleta: um carro a menos". Jovens, idosos e crianças distribuíram flores e exibiram cartazes e faixas pedindo paz no trânsito. Foram aplaudidos nas calçadas e do alto dos edifícios, numa demonstração da condenação da população ao ato insano do motorista e a favor do uso da bicicleta.

Eu participei do ato, sem a minha bicicleta. Me recuperando de uma cirugia no joelho, só acompanhei a concentração e parte da caminhada, mas pude ver a união dos porto-alegrenses de todas as cores partidárias e políticas. Numa das fotos, posei ao lado de um gremista. Unidos pela causa de um transporte menos poluente.



E exibi um dos principais cartazes da manifestação.

7 comentários:

Luciano disse...

Me solidarizo com os ciclistas e com os Portoalegrenses e que esse intolerante, imbecil que fez esse atropelo em massa vá pra cadeia. As imagens são claras, o cara não tinha passagem ficou irritado e resolve atropelar todo mundo!

Aos que acham que ele está certo, digo que a primeira coisa a se fazer é preservar a vida, qualquer atitude contrária é inaceitável e gera reação igual,dá direito de caçarem ele e a familia para tirar a vida deles!

Torço para que a justiça do RS seja exemplar. dura.

Barbara disse...

Vamos ver se essa manifestacao terà algum resultado prático. Esperemos q sim.

Anita Fonseca disse...

Torço para que este ato tenha sido uma embrião para uma luta maior. Ciclovias em Porto Alegre Já. O povo quer. E o governo?

Salete disse...

Parabéns por mais esta luta, Jorgito. Estás sempre na frente das justas causas. És um guerreiro, do qual me orgulho muito.

Teixeira disse...

Como um tipo desses anda solto e tem alto cargo no Banco Central, com gordo salário, pago por nós?

Marcelo disse...

Sinto que estamos perdendo a oportunidade de debater de forma séria a questão do trânsito em Porto Alegre. Nada interessa no caso se ele perseguia namoradas com machadinha. Se provado q ele é um louco, resume-se o caso à insandade do cara.. Pra mim, a essência do debate no caso do atropelador é insanidade do trânsito em Poa, a República das Buzinas.

Eduardo disse...

Como um tipo desses anda solto e tem alto cargo no Banco Central, com gordo salário, pago por nós?