quarta-feira, 23 de março de 2011

Parlamentares organizam mobilização em favor da PEC dos Jornalistas

Nesta quarta-feira (23), parlamentares, entre eles o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), retomam a mobilização no Congresso Nacional em favor da aprovação da proposta que restabelece a exigência do diploma de jornalismo para exercício desta atividade profissional no país. O ato terá a participação da direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Em 2009, o Supremo Tribunal Federal derrubou a necessidade da graduação superior em jornalismo, alegando que o diploma "restringe a liberdade de expressão". Autor da PEC dos Jornalistas, Pimenta entende que o STF cometeu um equívoco ao confundir liberdade de expressão com liberdade de informação. "O jornalismo não é uma atividade intelectual como afirmou de forma equivocada o Ministro Gilmar Mendes, pois um jornalista não deve, e por dever ético não pode, exercer a sua liberdade de expressão ao reconstruir a realidade", sustenta Pimenta.
A PEC dos Jornalistas já foi aprovada em todas as comissões da Câmara e aguarda para entrar em votação no plenário.

Folha de S.Paulo registra jornalistas como assessores administrativos*
A Folha de S.Paulo registrou dois jornalistas como assessores administrativos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do Comitê de Imprensa do Senado, o jornalista Fábio Marçal, que também é membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
O Comunique-se teve acesso aos documentos que comprovam a irregularidade na contratação dos jornalistas. Nos dados, o jornal alega que o registro como assessor administrativo é uma norma da empresa. "Eu não sei se eles fazem isso pra fugir do sindicato ou pra burlar a legislação, é um absurdo", contestou Marçal.
O jornalista enfatiza que apenas os dois casos se tornaram conhecidos, mas acredita que outros profissionais já tenham passado pela mesma situação.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Lincoln Macário Maia, a situação é absurda. "É um absurdo. É uma demostração de que veículos como a Folha são muito apressados em denunciar irregularidades, mas não prestam atenção no que acontece debaixo do seu nariz", afirmou.
Maia lembrou do caso de outra empresa, que segundo ele, também já cometeu a mesma irregularidade. "A Bloomberg também tenta disfarçar suas contratações de jornalistas. Essas ‘inovações’, formas toscas disfarçadas de sofisticação, precarizam a profissão", declarou. A Bloomberg não se pronunciou contra a acusação.

Deputado critica contratações
Há uma semana, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC que pede a volta da exigência do diploma de jornalismo para atuar na profissão, foi informado da irregularidade na Folha, e protestou. Segundo ele, que também é jornalista, irregularidades já eram cometidas em muitos veículos, mas tendem a aumentar. "É uma sinalização clara de que o fim do diploma levará à precarização da profissão", afirmou.
Procurada pela reportagem, a Folha ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: www.comunique-se.com.br

2 comentários:

mulherescorremcomlobos disse...

Nossa como o mundo anda devagar!!!!!!

Renata Weber disse...

A Folha e outros veículos da velha mídia continuam tentando precarizar suas redações. Falamos também desse tema em nosso blog http://libertaramidia.wordpress.com/