terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lamentável decisão do Grupo Record

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul procura manter uma postura de respeito para com as empresas de comunicação do Estado. Nesse sentido, saudou, há alguns anos, a chegada do Grupo Record ao Rio Grande do Sul, como fez com outros empreendimentos na área. As promessas de mexer com o mercado de trabalho, estagnado há longos anos, motivou também os profissionais que atuavam na antiga empresa dirigida pela família Ribeiro, muitos deles com mais de dez anos de casa. Porém, ao longo do tempo, percebeu-se a deterioração das relações de trabalho, e o que era para ser investimento no produto e nos trabalhadores dá lugar a represálias. Os leitores de décadas foram surpreendidos, hoje, com a não-publicação da tradicional coluna de Economia. Um fato preocupante.

Sabemos que não temos o direito de dizer o que um veículo de comunicação deve ou não fazer nos seus periódicos, mas como representantes legais dos jornalistas gaúchos temos o dever de acompanhar de perto esse processo, para o bem da categoria e, acima de tudo, da sociedade como um todo. Falar do Correio do Povo significa falar de um dos maiores patrimônios da Imprensa gaúcha, e esse deve ser o mesmo olhar dado pelos empresários, que pelo visto estão bem longe de ter essa visão. O fim de uma coluna econômica em um jornal que tem mais de 110 anos significa dar um passo atrás em uma das áreas de maior interesse da sociedade, e contraria toda a lógica do mercado.

Mesmo sem qualquer poder ou interesse de mexer na linha editorial dos veículos de comunicação, a direção do
Sindicato lamenta e repudia qualquer tipo de represália aos profissionais. Chama a atenção de toda a sociedade para esse equivoco editorial da direção da Record. Por fim, queremos nos solidarizar com todos os jornalistas que hoje desempenham suas atividades no Grupo Record, profissionais responsáveis pela verdadeira liberdade de Imprensa.

Nenhum comentário: