sexta-feira, 13 de julho de 2012

Votação da PEC dos Jornalistas fica para depois do recesso

O ingresso de duas novas medidas provisórias do governo e a votação da cassação do mandato do ex-senador Demóstenes Torres foram os argumentos para novo adiamento da votação da PEC 33/09 em 2º turno. Parlamentares manifestaram no plenário do Senado, nesta quarta-feira (11/7), a disposição de votar a matéria no esforço concentrado que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto. Insatisfeitas com as constantes protelações, a FENAJ e entidades apoiadoras da PEC organizarão manifestações pela aprovação da proposta.

Na semana passada a PEC 33/09 esteve na iminência de ir à votação, mas foi transferida devido ao esvaziamento do quorum ao final da sessão do dia 4. Com a perspectiva de votação no dia 10 ou 11 de julho, representantes da FENAJ, de Sindicatos de Jornalistas, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), apoiados pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), que reforçou o apelo aos parlamentares pela aprovação da matéria, acompanharam os trabalhos no plenário do Senado nesta terça e quarta-feira.

“Conversamos com vários senadores, inclusive com alguns que supostamente trabalham para protelar a votação da nossa PEC, mas não teve jeito”, lamenta Valci Zuculoto, da direção da FENAJ e da Coordenação da campanha em defesa do diploma. “Nossa alternativa é continuar insistindo ainda com mais força”, aponta.

A Executiva da FENAJ definirá, no início da próxima semana, um plano de mobilização inclusive durante o recesso parlamentar. “Vamos evidenciar para os senadores e para todo o Brasil que o adiamento desta votação está prejudicando não só os jornalistas, como também a sociedade”, adianta o presidente da FENAJ, Celso Schröder. Entre as medidas a serem adotadas estão a realização de manifestações públicas e o lançamento de um documento com dados oficiais sobre os prejuízos que o adiamento da restituição da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo vem causando.

Nenhum comentário: