domingo, 24 de junho de 2007

OAB condena concentração da mídia nas mãos de poucos


Espero que seja verdade a notícia que li no Correio do Brasil. Em entrevista, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, César Britto, afirmou que, enquanto nos sistemas autoritários existe o medo da censura, no sistema democrático há o temor da manipulação de informações a serviço de interesses que nem sempre são identificados. Britto disse que, apesar de o Brasil ter uma infra-estrutura de telecomunicações de Primeiro Mundo, há uma excessiva concentração de poder, que é incompatível com a ética e a transparência necessárias ao Estado democrático de direito.
O advogado, que participou do seminário preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, no dia 21 de junho, afirmou que o fato de nove grupos controlarem 85% das informações que circulam pelos meios de comunicação atenta contra a cidadania e os direitos humanos.
Estava na hora de uma entidade como OAB protestar contra esta concentração, mas a informação não é novidade. Não é de hoje que a Federação Nacional dos Jornalistas, os sindicatos a ela filiados e o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC) vêm denunciando concentrações como a do grupo Abril, que dita a Veja.
Leia mais em:

Nenhum comentário: