domingo, 10 de junho de 2007

Veja "Além do Cidadão Kane"


O avanço da Internet significa, definitivamente, o resgate de nossa memória. Não fosse essa evolução não teríamos à disposição vídeos como Além do Cidadão Kane, documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial -, que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão com o cenário político brasileiro. Ali estão os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. Revelam o apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora global.
Observa-se a criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana. Quem puder assistir, verá depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. Ou seja, todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane. Especialmente, jornalistas como eu.

Está no Google Video:

http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038

Um comentário:

Dilea Pase disse...

Olá, Jorge!

Tive a oportunidade de ver este documentário durante a minha graduação em Jornalismo e acho que todo estudante, principalmente da nossa área, deveria vê-lo antes de sair da faculdade para aprender a não achar que certos lugares são os melhores do mundo pra trabalhar.
Hoje eles até podem ser, mas a maneira como eles surgiram vai contra muitos princípios.
Recomendo esse documentário a todos os apaixonados pelo jornalismo!
Abraços a todos!!!