segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Demissões na Emater afetam a agricultura familiar

Ao ler e ouvir notícias sobre as demissões na Emater, que começaram hoje, lembro das longas jornadas que empreendi por centenas de municípios gaúchos em busca de fontes e casos de sucesso para minhas matérias. Sempre tive em um escritório da empresa o apoio irrestrito. A Emater é, sem dúvida, o sustentáculo da economia agrícola por meio de seu trabalho de extensão rural. A agricultura familiar do Rio Grande do Sul é hoje modelo no Brasil por causa do trabalho desenvolvido por técnicos que enfrentam o sol e a chuva para levar ensinamentos a pequenos e médios produtores.
É esse público o maior prejudicado pelo canetaço dado pela governadora Yeda Crusis ao demitir 287 funcionários, ou quase 10% de seu efetivo. Os discursos governistas tentam amenizar o impacto da medida que exigirá um desembolso de R$ 10 milhões dos cofres públicos. No entanto, quem conhece sabe que a economia familiar sentirá a falta de apoio técnico na hora de começar o plantio da lavoura, de utilizar uma tecnologia adequada ao solo disponível e na preservação ambiental.
E não é apenas a agricultura familiar que sentirá o peso do remédio neoliberal. Parte dos quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados - que formam um contingente superior a 250 mil famílias de assistidos com áreas em 483 municípios - sentirão o impacto. Que crescerá como bola de neve ao longo dos próximos anos.
Por isso, o Governo federal age corretamente ao buscar alternativas, como a formação de parcerias com cooperativas, universidades e organizações não-governamentais. O ordem é suprir excelente trabalho que a Emater sempre realizou por todos os cantos do Rio Grande do Sul. Mas vamos ter que reerguer a empresa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jorge, apoio o que você escreveu. Está ruim a situação da Emater, especialmente na parte técnica, que é o seu maior objetivo. Mas existem ourtos setores que estão desestimulados. Dá uma garimpada lá para você conhecer a real situação. Abraço e continua com o teu trabalho no blog, que é excelente referência.

Anônimo disse...

Inicialmente ressalto seu apoio e agradeço.

Agora, passado o impacto da patrola retroescavadeira que passou pela Emater-RS, o que mais quero é que a quadrilha chamada de "diretoria", bem como sua equipe seja não apenas afastada, mas responsabilizada pelos prejuízos causados à Instituição e por consequência ao povo gaúcho.