segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Professor, curta o teu dia

Os professores são vitais na vida profissional de qualquer cidadão, inclusive para aqueles que alcançam sucesso absoluto em suas profissões. Mal pagos, trabalhadores mesmo fora da sala de aula, pacienciosos na hora em que são desrespeitados e psicólogos nos momentos necessários, merecem comemorar dia 15 de outubro como ninguém.
Pena que ainda tenhamos que ouvir ironias de alguns pais, sugerindo que os mestres estão de folga hoje. Ninguém reclama quando os professores saem da aula e vão para casa corrigir provas e preparar a aula do dia seguinte. Fora do seu expediente e, muitas vezes, tendo que atender simultaneamente aos filhos pequenos.
Muitos são obrigados a trabalhar três turnos, em escolas diferentes, atendendo dezenas de alunos em um único dia. O baixo salário não oferece outra alternativa para estes profissionais.
Parabéns, professores. Eu e muitos de seus ex-alunos os reconhecemos muito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jorge! Obrigada pelas palavras de carinho sobre o dia do professor e "ser" professor. Realmente, é uma profissão que também me honra muito.
Eliana

Anônimo disse...

Sinto-me congratulada, obrigada mesmo!
Olga

Anônimo disse...

“A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” ... Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”
(Paulo Freire).
Aos(as) educadores(as) que contribuem para que o(a) aluno(a) desperte para a realidade e o(a) estimulam a pensar, nosso abraço pelo dia do Professor!
Sofia Cavedon