sábado, 7 de junho de 2008

Monitor falha e apresentadora entra em pânico

As novas tecnologias são essenciais, mas atrapalham quando não funcionam. Quem estava vendo o Jornal Hoje, da Rede Globo, neste sábado, ficou estarrecido com o pavor que se abateu sobre a apresentadora Zileide Silva. Em determinado momento do noticiário, ao vivo, ela arregalou os olhos e parecia procurar algo que não existia. Quem não conhece um estúdio de televisão e os acessórios utilizados para facilitar a vida dos apresentadores, teve ter achado que houve falha de Zileide ou que ela tinha sido acometida por um síncope nervosa. Não foi nada disso. É que o tele-prompter - monitor no qual o apresentador lê as notícias - falhou e ela não soube o que fazer. Também não encontrou em seus papéis o texto que deveria ler quando acontece um problema destes. Aí, balbuciou algo como: "me perdi, me perdi".
Fiquei com pena dela porque os cerca de 15 segundos da trapalhada pareceram uma hora para mim. Para Zileide, certamente muito mais. Ela passou a olhar para as câmeras com uma cara de pavor que poucas vezes vi na apresentação de um telejornal. Então afirmou, desanimada: "gente, não dá".
Quando o tele-prompter voltou a funcionar, ela deu um sorriso constrangido e continuou apresentando. Mas era um início de tarde ruim para a emissora e para a apresentadora. Mais adiante, ela anunciou uma reportagem e o vídeo exibido foi de outro assunto. Ela explicou a troca quando voltou e então a reportagem correta foi exibida. Antes do final, Zileide ainda confundiu o horário que aparecia na tela. O relógio marcava 13h39min e ela anunciou 13h30min. Devia estar com os nervos à flor da pele. Espero que não pague por um erro que não foi dela.

Um comentário:

Anahi disse...

Não vi o primeiro episódio, mas o segundo, da troca de matéria, sim. Achei estranha a cara de pavor e tensão da apresentadora, só agora entendi os motivos...