segunda-feira, 9 de junho de 2008

Yeda petista? Ato falho do JB


Ato falho é um equívoco na fala, na memória, em uma atuação física, provocada hipoteticamente pelo inconsciente. Isto é, através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Isto explica o fato de que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos são diferentes do erro comum, pois estes são resultado da ignorância ou conveniência.
Freud evidenciou que o ato falho era como sintoma, constituição de compromisso entre o intuito consciente da pessoa e o reprimido. Ato falho abrange também erros de leitura, audição, distração de palavras. São circunstâncias acidentais que não tem valor e não possuem conseqüência prática. Os atos falhos são compreendidos por muitas pessoas como falta de atenção, cansaço, eventualidade.
Pois foi exatamente um ato falho o que cometeu o editor do Jornal do Brasil (JB) no título de uma matéria que fala do escândalo do governo de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul. Quem pescou o tal "erro" foi o Blog do Favre e eu reproduzo a imagem acima para mostrar a disposição de certos colegas da grande imprensa contra o PT. Ou seja, o desejo de uma parte da mídia é tão forte que acaba forçando a mão. Ou a força de procurar ocultar o escândalo tucano de Rio Grande do Sul, o responsável do JB não sabia nem a cor política da governadora Yeda Crusius. Errar é humano, e o escândalo de corrupção é tucano.

Nenhum comentário: