quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Em setembro, Amazônia teve 587 km² de área desmatada


Segundo o novo relatório do Inpe, devastação da floresta foi maior no estado do Mato Grosso neste período

O desmatamento na floresta amazônica durante o mês de setembro foi de 587 km², revela o sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número representa uma queda de 22,35% na devastação, se comparado ao mês anterior, agosto, que obteve 756 km² de área desmatada.
A queda também foi diagnosticada na comparação com o desflorestamento ocorrido no mesmo período do ano passado, que atingiu 603 quilômetros quadrados.
Desta vez, o estado campeão em desmate foi o Mato Grosso, com 216 km², seguido pelo Pará, com 127 km². Maranhão, Rondônia e Amazonas tiveram, respectivamente, 97 , 91,5 e 46 quilômetros quadrados desmatados. Os demais estados da Amazônia Legal tiveram pouco ou nenhum desmatamento registrado pelo Deter.
Apesar dessa diminuição, o relatório afirma que somente os estados do Mato Grosso e Rondônia puderam ser analisados em sua totalidade, já que nuvens atrapalharam o monitoramento do restante dos estados da Amazônia. Segundo o Inpe, o Pará teve 63% de sua área encoberta por nuvens.
De acordo com o Inpe, de janeiro a setembro deste ano, a Amazônia perdeu 6.268 hectares de floresta, isso equivale a mais de 6 mil campos de futebol perdidos. O mês em que houve maior devastação foi abril, com 1.124 km².
Neste período, o estado líder em desmatamento é o Pará, com 435,4 km² de devastação, seguido pelo Mato Grosso, com 229,2 km². Desde 2004, o Deter considera como desmatamento as áreas que sofreram corte raso (desmate completo) ou degradação progressiva (floresta em processo de desmatamento).

Fonte:
http://www.amazonia.org.br

Nenhum comentário: