domingo, 27 de fevereiro de 2011

Moacyr Scliar morreu. Ficam a vasta obra e o exemplo de amor pela escrita


O escritor gaúcho Moacyr Scliar morreu à 1h deste domingo. No entanto, ficam na nossa memória O Exército de um Homem só e O Centauro no Jardim, dois livros de sua vasta obra. Em 73 anos de vida, o "imortal" produziu mais de 70 livros (praticamente um por ano) e sempre dizia que escrevia com prazer. Isso é verdade, pois andou por diversos gêneros da literatura, como contos, romances, literatura infanto-juvenil e ensaios. Além disso, era colunista frequente de uma dezena de publicações, de jornais diários como Zero Hora e Folha de S. Paulo a revistas técnicas. Escrevia em qualquer lugar a qualquer hora, auxiliado pela tecnologia – jamais viajava sem seu laptop. Tal dedicação à palavra e ao ofício que exercia com evidente prazer transformaram Scliar em um dos autores mais respeitados do Brasil.
Formado em medicina, o escritor tinha especialidade em saúde pública e também era professor universitário. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Era, portanto, um imortal. Scliar recebeu o prêmio Jabuti em1988, 1993 e 2009, o da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1989 e o da Casa de las Americas em 1989. Lembro de seus livros, de seus textos sobre saúde e de sua visão sobre política (a mesma minha).

Foto: arquivo site Literatura no Brasil

2 comentários:

Márcia disse...

Grande escritor...li quase todos os livors dele, será com certeza uma grande perda para nossa cultura e também área da saúde.

Carla da Silva disse...

Como grande fã de Moacyr senti pelos jovens que não puderam conhecer esta pessoa maravilhosa de uma inteligência rara e simples,simplicidade esta comprovada na arte de escrever e repassar seus ensinamentos a cada página escrita nos livros,d...os jornais...
Cessa-se aqui a minha ânsia de abrir a Zero Hora e comer sua coluna,espero que sua falta arremessa do interior de nossos rincões jovens escritores multiplicando Moacyr Scliar em suas escritas....
Gente assim vive sempre próximo de Deus sua partida não foi diferente...