domingo, 13 de janeiro de 2008

FHC não vive sem Lula

Desde que saiu do Palácio do Planalto, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso tem usado o governo do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, para continuar com espaço na mídia. Ou ganhar alguns reais, dólares ou euros em palestras pelo mundo. É o seu prazer. Agora, o ex-presidente anunciou no jornal o Estado de S.Paulo que Lula voltará a ser candidato em 2014. E os sites que costumam reproduzir as notícias compram a idéia. O Terra, por exemplo, apresenta hoje o seguinte título: "FHC diz que Lula vai se candidatar em 2014."
Quando afirma que o atual presidente é "um político profissional", defende o povo em campanha e agrada a elite quando está no governo, Fernando Henrique se olha no espelho. Mesmo fora do poder, ele atua profissionalmente nos bastidores da política e fez exatamente o que diz que Lula faz. Com uma diferença: se fosse candidato na próxima eleição, algo que não pode e não quer, o atual presidente seria eleito. FHC, por conhecer o resultado de pesquisas que seu partido (PSDB) realiza, nunca arriscou. Sabe de sua rejeição.
Portanto, o que o move a falar tanto de Lula é a inveja. Ou seja, o sociólogo só sobrevive correndo atrás do metalúrgico. Isso é muito doloroso para FHC, que esqueceu tudo que escreveu antes de governar o Brasil (como mostra com perfeição a charge do Bira).


Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, pensei a mesma coisa quando li a matéria do Estadão. Realmente, o FHC é uma sombra do Lula. Não vai largar o pé nunca. Desculpe por postar anônimo, mas nós jornalistas somos patrulhados manifestamos uma posição pró-Lula. Tu tens muita coragem.
Abs.