domingo, 13 de janeiro de 2008

O clima e o espirro

Desde ontem, já espirrei mais de cem vezes. Quem me conhece sabe que o meu não é um simples espirro, mas uma trovoada. Tenho rinite alérgica e, a cada mudança no clima, sou atingido em cheio. Começam repentinamente e vão aumentando, até que se torna impossível sequer completar uma frase no intervalo entre um espirro e outro. Os olhos lacrimejam bastante e coçam, assim como a garganta. Só resta ir ao banheiro, lavar o rosto e ver se melhora. Não adianta. Instantes depois, surgem os espirros novamente. Nessa altura, o nariz já está todo entupido, e os olhos bastante irritados e avermelhados. É a crise de rinite alérgica que se instalou.

Fui buscar na internet uma explicação para isso. Na página http://www.cavaleirokbyte.com.br/Curiosidades, encontrei algumas explicações:
O espirro é um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo liberar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias, especialmente no nariz, limpando-o, explica o neumologista Clystenes Odyr Silva.
Mais: não tente impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho.
A velocidade do espirro pode ser de 160 km/h. Ao tampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de ter-se o tímpano rompido.

Em outro endereço (http://www.brasilescola.com/doencas/espirro.htm), também encontrei boas explicações:
O espirro é um mecanismo que o corpo humano possui para provocar a expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. O espirro acontece devido à irritação, às vezes por bloqueio bacteriano na garganta, pulmões ou nas passagens do nariz, também pode ser causado por algum estímulo ótico.
O ar que é expelido nos espirros pode atingir velocidades de 70 m/s (250 km/h ou 155 MPH). É impossível alguém continuar com as pálpebras abertas durante um espirro, pois os nervos dos olhos e nariz estão próximos e relacionados, e o estímulo em um deles estimula a resposta do outro. Se as palpébras não fechassem, provavelmente os olhos seriam expelidos da órbita ocular. O espirro não deve ser segurado, pois pode provocar pressão nas vias aéreas superiores e no canal do ouvido, chegando a causar uma série de problemas, como surdez repentina, vertigens e até a ruptura do tímpano.

Bem, aprendi mais alguma coisa sobre este companheiro inseparável, o espirro. Ele continuará me acompanhando e, por isso, tenho que lidar com a sua manifestação. Enquanto escrevia este scrap, espirrei 12 vezes de forma quase contínua. Vou parar... com o texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Jorge!
Seu blog já está nos parceiros do DestaqueSP.
Demorei pra linkar porque estou sem o meu web e eu mesma atualizei -
e decidi mudar todo o layout... rsrsrs
Entre lá:
www.destaquesp.com (vá até o final da página, em "Parceiros").

Beijos,
Cléo Tassitani